Controle de qualidade

Para a HKM Metais, a certificação de qualidade pela ISO-9001 na fabricação dos anodos de proteção catódica, é de extrema importância para a garantia do produto.

Qualidade

O controle de qualidade para a fabricação dos anodos de proteção catódica da HKM Metais, é de extrema importância para a garantia do produto final, estas definidas em norma ISO, DNV, ABNT NBR.

Segundo H. H. Uhlig – (Massachusetts Institute of Technology), corrosão é toda deterioração de materiais por ação do meio, aplicado tanto para metais como para qualquer outro material.

A corrosão em si acontece quando um metal está em contato com um meio úmido, que pode ser aquoso ou até mesmo a atmosfera, este conhecido com eletrólito, e o processo de etabilização ocorre. Este processo é explicado por meio do mecanismo de corrosão, que é composto por duas reações parciais: uma reação anódica e uma reação catódica. Na reação elétrons, estes que irão para outra parte do metal onde occore a reação ctódica, redução.

O fenômeno tem sido desde então uma das principais características dos metais, sendo ela responsável por grandes perdas ao longo do tempo. Dessa forma toda a sociedade é afetada diretamente por este fenômeno, sendo responsável por diversas transformações tecnológicas.

Encomendado pelo governo Britânico, em 1969, um grupo sediado na Universidade de Cambridge e chefiado por T. P. Hoar, chegaram a uma alarmante conclusão, que em países industrializados o custo com a corrosão pode chegar a 3,5% do PIB, esta informação ficou conhecida como ìndice de Hoar.

Controle de Qualidade

O controle de qualidade para a fabricação dos anodos de proteção catódica da HKM Metais, é de extrema importância para a garantia do produto final, estas definidas em norma ISO, DNV, ABNT NBR.

​Por essas exigência, é necessária uma estrutura laboratorial, onde são realizados os ensaios eletroqímicos e controle de composição da liga. Para o controle de composição o laboratório conta com um espectrômetro de emissão ótica especialmente calibrado para a precisa análise da distribuição química da liga, sendo estes ensaios realizados durante o processo de fabricação e para caracterização do produto final.

O desempenho dos anodos de proteção catódica é conferido através de ensaios de eletroquímicos, onde são medidas as características elétricas da liga. Para este fim, a HKM Metais utiliza um Potenciostato/ Galvanostato de última geração, que nos permite realizar testes com precisões significativas.

Qualidade é a palavra chave da HKM Metais, que conta com o desenvolvimento metalúrgico dos processos de fundição para se adequar às melhores condições de fabricação, tendo em conjunto o desenvolvimento da prática Lean 6 Sigma em suas diretrizes.

A HKM Metais também conta com ISO 9001:2015 (em processo de qualificação DNV-GL) e tem suas normas internas estruturadas para a gestão integrada de qualidade.

Quer conhecer a melhor proteção para seus ativos?

Fale agora com um de nossos consultores especialistas.